Dicas para professores e pais

12/04/2014 17:19

 

Seja envolvente

Informações simplesmente ouvidas ou vistas, por exemplo, em uma lousa, não são absorvidas concretamente e acabam esquecidas. Além disso, esse tipo de aula estimula o “decoreba” para a prova que muitos alunos adotam como estratégia para conseguir notas boas. Ensinar é muito mais que isso. Envolva os alunos no processo e aprenda com eles também!

Ambientes e aulas interativas

Todo tipo de iniciativa ou estratégia que tire os alunos da posição de ouvintes dormentes e inativos para participantes entusiasmados e colaborativos na sala de aula irá não apenas revigorar, mas também transformar radicalmente todo o processo de aprendizado e relacionamento entre eles e o educador. Jogos, teatros, tecnologias e outras atividades podem ser empregadas para que seus estudantes entendam que a construção do aprendizado é feita quando se divide o processo com outras pessoas.

   Pirâmides de informação

Pode-se dizer que o aprendizado ocorre em camadas. Ninguém passa de cálculos simples para super equações em apenas alguns dias. São necessários anos de estudo para que conceitos mais complexos possam ser aprendidos. Seu ensino deve funcionar a partir desse conceito. Construa os conhecimentos básicos nas primeiras aulas e vá passando para as matérias mais complexas conforme o aprendizado dos alunos.

   Conte histórias

Use histórias para explicar os conceitos mais complexos (os 20% citados acima). Conteúdos de física ou geometria, por exemplo, podem ser compreendidos com mais facilidade quando você usa contextos presentes nas rotinas dos alunos para explicá-los.

  Vá além do planejado

Muitas vezes, o currículo da escola não é suficiente para o aluno. Como pai ou professor você pode expandir esse horizonte e apresentar outras áreas menos exploradas dentro da escola, como a cidadania, a música e idiomas estrangeiros. O ensino de qualidade dessas matérias pode transformar o desenvolvimento dos estudantes.

  Ensino na prática

Por que mostrar fotos de moscas se você pode vê-las ao vivo? Ou estudar as regras da física apenas em exemplos de livros se existem prática para isso? O ensino na prática é uma das maneiras mais eficientes de aprender e nunca mais esquecer. 

  Autor: Universia Brasil